Blog MBE Notícias mais recentes

A injusta carga tributária

29/02/2012

 

 

O jornal O Globo solicitou uma pesquisa à consultoria Ernst & Young e tornou a atestar que o brasileiro trabalha quatro meses por ano só para pagar seus impostos.

 

É fato que nossa carga tributária supere a marca de 30% do PIB do país, 36% segundo o jornal. Porém, muito pior é a desigualdade tributária com que convivemos. Proporcionalmente, os brasileiros de renda mais baixa recolhem muito mais tributos que os ricos.

 

Mas antes que se diga que o caminho é aumentar a tributação sobre a parcela mais rica, o jornal se adianta a afirmar que o mais correto seria aproveitar o bom momento da economia brasileira para revisar a carga tributária, diminuir o volume de impostos e aumentar o número de pessoas que contribuem – quanto mais gente paga, menos é cobrado de cada indivíduo.

 

O editorial completo do O Globo pode ser lido aqui.

 

 

Deixe um Comentário

O espaço de comentários é aberto e democrático e tem como objetivo promover a discussão da proposta do MBE, de simplificação tributária. Todos os comentários serão lidos, mas só serão publicados aqueles que estimularem o debate. Não serão publicados os comentários que contiverem qualquer tipo de conteúdo que possa ser considerado ofensa pessoal. Os comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores.