Blog MBE Notícias mais recentes

Por que a energia é cara no Brasil? – Adriano Pires

23/05/2012

 

O Brasil é um dos países que mais taxa a energia. Em seu blog no jornal O Globo, o especialista em energia Adriano Pires fala sobre os motivos da alta tarifação sobre a energia brasileira.

O maior problema, segundo ele, está na visão que o governo tem do setor: “o governo não acredita na famosa lei da oferta e da demanda e na concorrência. As políticas públicas no Brasil para o setor de energia tem se caracterizado por não incentivar o aumento da oferta, incentivar práticas monopolistas e encarar o setor como um grande coletor de impostos”.

O governo, de acordo com Adriano, restringe a oferta, encarecendo ainda mais a energia, ao mesmo tempo em que aumenta a demanda ao facilitar o acesso aos eletrodomésticos da linha branca e ao reduzir os juros.

Pires cita ainda a mudança de mentalidade do governo norte-americano. Nos EUA, o governo está incentivando a oferta e mantendo uma política tributária leve sobre o setor, como resultado o preço da geração de energia está caindo e, no futuro, “vai levar a ida de uma série de indústrias para o país e o retorno do crescimento econômico”.

O texto completo pode ser lido no O Globo.

 

Deixe um Comentário

O espaço de comentários é aberto e democrático e tem como objetivo promover a discussão da proposta do MBE, de simplificação tributária. Todos os comentários serão lidos, mas só serão publicados aqueles que estimularem o debate. Não serão publicados os comentários que contiverem qualquer tipo de conteúdo que possa ser considerado ofensa pessoal. Os comentários são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores.